Diálogos Humanistas VI: Programação


Acontece nos dias 04 e 05 de dezembro de 2020, o VI Diálogos Humanistas! O evento será totalmente virtual e contará com três espaços de diálogos e uma palestra.

A palestra, ministrado pelo prof. Dr. Ivo Venerotti, se chama "João Baptista Fereira de Mello: o geógrafo, o lugar e o pensamento". Será na sexta-feira, 04/12/2020, às 19h! 

Confira a sinopse aqui:

João Baptista Fereira de Mello: o geógrafo, o lugar e o pensamento

por Ivo Venerotti

Existimos e pensamos a depender dos encontros - com a família, amigos, colegas de trabalho, amores... com a música, a literatura, o cinema e as obras artísticas em geral... com os saberes tradicionais e com a ciência... com o a rua, a cidade, com os lugares... Esses encontros nos inundam de afetos e sensações, o que faz de cada pessoa um acontecimento singular. Neste Diálogos Humanistas, quero falar desses encontros entrelaçado com a trajetória e o pensamento do professor geógrafo João Baptista Ferreira de Mello, uns dos pensadores inaugurais da abordagem humanista em geografia no Brasil. Docente da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, amante da Música Popular Brasileira e profundamente apaixonado pela Cidade Maravilhosa, Baptista inovou em variadas sendas: tecendo entre certos versos e eternas canções a geografia carioca; desbravando espaços de escuridão e lugares de luminosidade sob o brilho da estrela Marlene, de quem era fã e cuja trajetória serviu de palco e documento para a construção de uma constelação conceitual em geografia; mas sobretudo, defendendo de maneira radical essa outra maneira de ser e de fazer geografia, sem regras e modelos prontos, livre de amarras e de medos – sua geografia humanística.


Confira a Programação do VI Diálogos Humanistas aqui:












O evento será gravado e disponibilizado no canal do NPGEOH no Youtube! Gostaria de participar como ouvinte? Envie e-mail para npgeoh@gmail.com 




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Defesa de Dissertação - Alice de Bessa Silva 💙

Dia Internacional do Bordado!

AMOR À TERRA - crônicas geográficas