O início da querência - escrever bordando naturezas

Faz um mês. Estou tentando:

Plantar rosas

Escrever

Bordar, crochetar, costurar.

 

Minhas tias sempre tiveram roseiras lá na roça, desde-que-eu-me-lembro...

Rosas Vermelhas, Brancas, Amareladas, Rosa (chamada de Baronesa, a mais cheirosa e linda).

Quando pequena, eu as trazia em vasilha d´água. E aqui ficavam até morrer. Esquecia delas.


Rosa amarela. Uma das roseiras de minha tia na roça.


 

Cada momento quero linhar em pano um algo. Ou linhar em agulha - de crochê, de bordado.

Bandô, mandalas, colchas de retalho....

Voa, o pensamento em coisas feitas para estar aqui.

 

As palavras que se misturam na mente, querem e precisam ser lançadas no mundo.

Voltar a escrever. Coisas inspiração. Sentar e escrever.

Soltar palavras livres e depois achar um propósito para elas.

 

Parecem versos desconexos mas há um de quê de se juntar.

As Rosas.

Alinhar em terra as palavras bordadas com jeito de flor.

Colocar em palavras o tentar

Plantar rosa, bordar rosa, escrever sobre o fazer da saga.

 

Quem é bom plantador deve achar besteira...as bordadeiras ão de me vexar, os escritores sentirão pena...

Mas para mim, é a maior empreitada contemporânea:

Ter uma roseira em meu quintal, rosas bordadas em panos e conseguir escrever tal que na beleza dela e de sua palavra Rosa.

 

É uma dificuldade... estaca que não vinga, água que abunda, água que se faz falta.

Sol que abunda, sol de pouco.

Frio gato cachorro terra argilosa linha em falta vaso estaca em batata estaca na terra estaca na água afazeres de casa substrato humus linha vermelha sem tempo escrita que não vem terra arenosa inspiração que é pouca falta de ânimo para olhar a planta frio de mais para ir lá fora um sol afazeres que quero mais querer nada desistir prosseguir...

 

Mas a gente desaperreia e faz as escrevecências na medida da agulha

ora maior, ora menor

diminui o verso, desfaz o bordado da palavra e reborda.

Troca a linha, muda o pano.... e segue!

 

Mas antes de seguir, quero pensar no que é ser

Bordadeira

Plantadora

Escritora

Possuo vaga pensância sobre e deixo aqui registrado que para a próxima página quero aqui delongar.

Para mim, é coisa muita (apesar de ser tratado hoje como coisa pouca).

 

Despeço e deixo que fiquemos pensando -

Pense na dimensão das palavras em um verso

Na satisfação do cheiro-cor-som de uma agrofloresta

Na beleza das cores das linhas em forma de algo.

. Rosa Baronesa. A mais cheirosa de todas!


*Nota de plantio e bordado:  Eu trouxe várias estacas, de roseiras diferentes, coletadas pela na roça. Comprei uma linha vermelha e estiquei tecidos em bastidores. Separei uma parte do meu caderno para tentar a documentação quase-diária.
No dia que trouxe as mudas, plantei-as em vasos que ficam em partes diferentes da varanda. Sol da manhã, sol da tarde, terra mais assim, menos, com outras coisas, sem nada. Aguardemos...

 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Dia Internacional do Bordado!

AMOR À TERRA - crônicas geográficas

Defesa de Dissertação - Alice de Bessa Silva 💙