Tecendo Geografias em Viagens

Na coluna "nossa geografia humanista" de hoje, apresento meu trabalho de conclusão de curso, intitulado Tecendo Geografia em Viagens, publicada em 2014 na Universidade Federal de Minas Gerais.



*SOBRE RELATOS DE VIAGEM, VEJA O VÍDEO


Ao viajar, nos relacionamos com o espaço. Sentimos e percebemos, pois essa é uma necessidade básica para se existir no mundo: ser no tempo e no espaço. 
Podemos, portanto, compreender quais sentimentos pelo espaço definem a experiência da viagem através dos significados essenciais anunciados pelo viajante ao relatar sua experiência; e a partir disso, identificar quais categorias geográficas (e como) compreendem e expressam os significados essenciais estabelecidos entre o viajante e o espaço, durante a viagem.
Dessa maneira, me volto para o próprio ato de viajar, e para as peculiaridades de estar em contato com um espaço que não é aquele do cotidiano. Apresento cinco relatos de viagens, que variaram de seis meses a um ano, incluindo o meu, que também foram compostos por inúmeras viagens menores, de alguns dias. É possível interpretar as relações dos viajantes com o espaço em ambas as situações. 
Cada relato de viagem evidenciou aspectos singulares da experiência, e inclusive pode ser definido a partir de uma categoria essencial, mas é possível notar aspectos essenciais, associados à viagem enquanto vida especializada e a uma reflexão forçada, que compreende: um olhar forçado para o diferente; pequenas aventuras; a consciência da nossa vulnerabilidade e da importância de momentos de proteção. 
A valorização da experiência pela ciência está na ordem do dia. Esse trabalho, de cunho geográfico, que se constitui através do entrelaçamento dos saberes da fenomenologia, da geografia humanista e da experiência do viajante, se insere nesse contexto. 





Agulha e linha

Na primeira parte, Agulha e linha, estabeleço as bases que sustentam e possibilitam esse trabalho. Não discuto, porém, a viagem, visto que busco me voltar à coisa mesma, vivida; 

Viajar

que está presente na segunda parte, Viajar, na qual apresento o que vivi, ouvi e li sobre as viagens, os relatos pessoais com os quais estou em contato; 

Tecendo geografias em viagens

e na terceira parte, Tecendo geografias em viagens, escrevo e reflito sobre a relação entre os sentimentos e impressões – os significados – do espaço com seus recortes categoriais geográficos, numa tentativa de expressar e compreender essas relações entre os viajantes e os recortes espaciais que definem melhor suas vivências na viagem.





*"Tecendo Geografias em Viagem" de Aline L. N. Medeiros é um trabalho de conclusão do curso de Geografia no Departamento de Geografia da Universidade Federal de Minas Gerais, desenvolvido sob orientação da professora Dra. Virgínia de Lima Palhares, para obtenção do título de Bacharel em Geografia, no ano de 2014.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Dia Internacional do Bordado!

Defesa de Dissertação - Alice de Bessa Silva 💙

AMOR À TERRA - crônicas geográficas