Trajetórias em Geografia Humanista - encontro com a Profa. Dra. Amélia Nogueira

No dia 14 de maio de 2021, o NPGEOH passou uma noite para lá de especial. Tivemos o prazer de receber a Profa. Dra. Amélia Regina B. Nogueira para um bate papo livre que logo se transformou em várias aulas sobre a trajetória da professora e as possibilidades de criação de uma geografia verdadeiramente humanista.


Amélia Nogueira, professora da UFAM, nos brindou com um relato da sua trajetória que se entrelaça com a configuração da geografia humanista brasileira, passando por diversas universidades e pelos seus encontros com outros membros da área.

Seu trabalho com mapas mentais revelou um uso da metodologia para compreensão e síntese dos conhecimentos do povo que vive os rios e as matas no seu cotidiano. Nesse sentido, demonstrou como sua geografia humanista se faz a partir da consideração da vivência das pessoas e perpassa tudo o que essas vidas trazem: os embates e lutas cotidianas, os conflitos que se estabelecem onde quer que haja povo conhecedor de mundo em resistência contra a precarização das formas de vida pelo capitalismo e na luta pela sobrevivência.


Vislumbramos uma geografia humanista que brilha nos nossos olhos e corpos pelas possibilidades, pelos horizontes que se abrem.

Nós do NPGEOH agradecemos pela disposição para a conversa e pelo rico compartilhamento. Obrigada, professora Amélia! 💙

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Dia Internacional do Bordado!

Defesa de Dissertação - Alice de Bessa Silva 💙

AMOR À TERRA - crônicas geográficas