Quintal-de-mim

Estou aqui pensando no quanto o quintal é esse lugar que abarca bordado e o plantar. O que é o quintal? "Meu quintal é maior que o mundo" diria o poeta Manoel de Barros. 

Mas o que é um quintal? Quintal-mato, quintal-casa, quintal-mundo. 

Quero falar do quintal-de-mim.

Eu possuo vários quintais. Lugares no qual vou para colher algo, coletar desimportâncias, estar me deixando em fazer ou  não fazer.

Algumas vezes ele nem é material, mas está em mim, é um canto de mim, uma cadeira que me deixo estrar comigo mesma, que tem algumas cores, rosas, com certeza, e que vingaram veja bem! Ele é um canto construído em mim que me abriga de maneira aberta - pois o quintal pode até ser cercado, mas ele ainda é aberto, possui em algum lugar a infinitude, seja o céu acima ou a vista à frente. Ou ambos. Ou apenas uma fresta que dá para isso. Então nele há algo de desprotegido, e como é bom às vezes abrir a guarda e se deixar afetar pelo que vem!

Sobre os meus quintais externo, há o da minha casa. E também um pedaço da estrada às 10 e às 16hrs com o sol em lugares perfeitos para estar. São as linhas com as mangueiras, nossa, como eu tenho a dizer sobre as mangueiras! É o quintal da casa de meu vô. É o quintal da casa de minha vó com um mix de cheiro de ervas só de lá. E sei que há um quintal a se construir, para em breve se quintal-de-mim. Um ou mais. Não sei, só sei que o há.

Vê o que é o quintal? Não é só um lugar bonito ou que guarda história. Nem somente um espaço do lado de fora da casa no qual eu estou continuamente. Não é só o espaço que coleto algo, planto. É mais! O quintal é o encontro. Com o que? A, ai já não sei, com aquele algo. Com um algo. Ainda não o sei...

Mas vou à busca. E pergunto, para você, o que é o quintal? Mais, quais sãos os seus quintais?


Quintal-de-mim. Não sei ao bem se é externo ou interno...ás vezes eles se confundem também

Comentários

alice à bessa disse…
Meu fora de casa que faz parte de mim. Onde tomei sol percebendo a Terra... E voltarei para mais banhos.

Postagens mais visitadas deste blog

Dia Internacional do Bordado!

AMOR À TERRA - crônicas geográficas

Defesa de Dissertação - Alice de Bessa Silva 💙