“Eu vejo Deus no fio da água que brota na terra.” (D. Maria)

Na coluna "nossa geografia humanista" de hoje, apresento um trabalho que vem dos primórdios da nossa trajetória em grupo de geografia humanista, dos primeiros passos desse caminho que nos faz caminhantes ainda hoje...

é a tese de doutorado da professora doutora Virgínia de Lima Palhares, apresentado ao Programa de Pós-Graduação em Geografia da UFMG em 2010. 

Virgínia segue o rastro da seca no olhar e na fala do povo de Inhaúma-MG, descobrindo gentes e paisagens no processo.


Fotografias de Virgínia Palhares (2010, p. 151)

Confira abaixo um trecho desse trabalho fundamental!


Representar o universo simbólico dos sujeitos rurais da Inhaúma por meio da imagem foi uma experiência fascinante. Durante a pesquisa em campo, nosso olhar foi direcionado diversas vezes para atender ao olhar de nossos guias. Embora não tenham sido eles próprios os autores das fotografias, elas foram registradas sob influência deles. Posso afirmar que me senti dirigida em muitos momentos. Participei de instantes particulares ao grupo social que mereceram ser fotografados e registrei cenas observadas por meus guias.
Foram oportunidades propícias a reflexão, ao diálogo de uma realidade comunal e da paisagem na qual a comunidade se insere. Foram oportunidades para os moradores reafirmarem suas crenças e resgatarem suas lembranças. Assumi um compromisso comigo mesma de dar um retorno do trabalho à comunidade. Nesse sentido, todas as fotografias registradas das pessoas do lugar foram entregues a elas na pesquisa em campo seguinte. Além disso, pretendo retornar à Inhaúma para apresentar o trabalho durante uma reunião na Associação e ouvir sugestões dos agricultores. A máquina fotográfica foi um instrumento de partilha, de companhia, do inusitado, de magia, durante a pesquisa em campo. Sem ela, não teria sido possível compor o mosaico da paisagem rural da Inhaúma. Percebi através dos olhares fortuitos de algumas pessoas, principalmente mais velhas, como a máquina fotográfica era uma novidade; como durante algum tempo elas ficavam tomando coragem para pedir para serem fotografadas, para registrar determinados objetos significativos para eles. A fotografia é um fetiche para essas pessoas!
Fui solicitada algumas vezes para usar a máquina fotográfica a fim de atender a desejos de pessoas guardados no interior de suas mentes. Pedidos de fotos de uma pessoa que ainda não tinha registro seu para ser exposto na sala de sua casa; de uma mulher que queria presentear o marido com uma foto; e de uma mulher cuja vaidade impediu o registro fotográfico da forma como ela se encontrava, são apenas alguns exemplos de uso da fotografia para atender à comunidade. Um agricultor mais velho comentou sobre um viajante que passou em sua casa. Propôs ampliar uma fotografia sua de tamanho três centímetros por quatro centímetros. Tempos depois, o viajante retornou com uma ampliação enorme para ele comprar. O sorriso estampado no rosto não demonstrava que a fotografia gera satisfação, mas também sedução.

As poses... 

As imagens registradas pela máquina fotográfica foram mediações importantes para dar visibilidade, valorizar marcos simbólicos fixados na paisagem rural e os reaproximar com as pessoas do lugar. Contudo, o aspecto mais interessante ocorrido com as imagens registradas refere-se a descrições de acontecimentos reconhecidos pela identificação dos marcos simbólicos. Uma das idéias da pesquisa consistia no registro de imagens simbólicas da seca orientadas por guias da comunidade. Essas imagens poderiam provocar reflexões e comentários fazendo vir à tona coisas que não seriam ditas em diálogos formais.
Uma estratégia metodológica experimentada nessa pesquisa consistiu de reunir imagens registradas durante a pesquisa em campo e montar um mosaico de fotografias a serem disponibilizadas à comunidade ao final de uma reunião da associação. O objetivo seria captar comentários do grupo em relação às imagens registradas sobre a seca nas terras da comunidade rural, bem como perceber se esse grupo se vê como protagonista na construção de significados sociais que conferem características próprias à sua história. A fotografia produz uma imagem narrativa a partir do momento em que ela é criada para transmitir algo ao observador. Esta imagem, associada à memória, compõe cenários construídos de personagens, cedendo espaço para leituras subjetivas do instante registrado.
E foi o que ocorreu em nossa pesquisa.
Sol de rachar! Domingo, uma hora da tarde! As pessoas vêm para a sede da associação caminhando ou de moto sob um calor de verão. Durante a reunião mensal da associação na Inhaúma do Meio, encerramos formalmente a nossa pesquisa em campo e agradecemos a todos que colaboraram para avivar o imaginário coletivo em relação à seca na comunidade. Convidamos os moradores a participar da exposição de fotografias registradas durante diversos momentos da pesquisa em campo. Foram selecionadas sessenta e duas imagens aleatoriamente para compor o cenário das representações da seca na paisagem rural da comunidade. A disposição das fotos não foi planejada, como também não havia legenda.
Meu objetivo inicial era construir um mosaico de fotografias registradas durante a pesquisa em campo. Contudo, a intenção maior era criar um ponto de encontro onde os moradores da Inhaúma se reconhecessem ali, se identificassem ali. E em meio aos olhares curiosos e comentários das pessoas, a minha intenção era também a de ouvir e observar as reações diante das imagens de um lugar que é deles.

O encontro... 

Fiquei em meio às pessoas para instigá-las a se verem nas imagens, quer seja através de objetos quer seja através delas mesmas. Alguns fatos foram destaque durante o encontro com a comunidade que merecem ser comentados. O momento inicial consistiu do contato com as fotos, da identificação de objetos e pessoas da comunidade. Silêncio, observação, admiração! Esse foi o primeiro comportamento das pessoas em relação às fotografias. Expressões de admiração, de saudade, de reconhecimento, de contentamento, foram identificadas nos rostos das pessoas. 
Velhos explicando jovens, velhos e velhos retornando ao passado... Uma interação de gerações. Aguçar a curiosidade dos jovens pelo olhar foi possível graças às fotografias expostas. Jovens identificavam objetos e locais desconhecidos. Velhos contavam, a partir das imagens, fatos histórico-culturais da comunidade. Imagens da paisagem rural da Inhaúma durante a seca causavam um certo desconforto nas pessoas. Ao conversar sobre a seca, José se referiu a ela como coisa feia, e “é a época que tenho que trabalhá com força pro gado não morrer. Teve época na casa de pai de amanhecê seis res deitada.” Segundo ele, os animais se deitavam por fraqueza, por não ter o que comer. Outras pessoas se aproximaram, concordaram com José e acrescentaram sobre a existência da temporalidade, proporcionando um dinamismo nas atividades: “tem um tempo seco demais e depois melhora. Um tempo bão e um tempo ruim”. Seguindo esse raciocínio, uma moradora percebeu fotografias contrastantes do período das águas e da seca em um mesmo local. Foi incrível! Nas suas palavras, “tem que ter as duas coisa. A Inhaúma é as duas coisa: água e seca.” Eles compreendem essa relação dinâmica entre a natureza e as estações do ano. Eles compreendem que há o trabalho árduo na seca, mas há fartura também: rapadura e farinha. Durante esse encontro, pude perceber a capacidade que algumas pessoas tinham em observar e associar objetos materiais existentes nas imagens, dispostos longe um do outro. Uma mulher identificou a cagaiteira de um lado e, de outro, a fruta. Não resisti e perguntei por que ela estava ali representada. A reposta foi imediata. “Porque a cagaita dá sinal de chuva, ora.”
O desejo de se identificar, se localizar se impõe entre as pessoas. Uma moradora se deparou por algum tempo no mapa esboçado por outras pessoas da comunidade. Ela perguntava: “onde nós estamo agora?” Alguns citavam uma referência, outros davam palpites para manter a conversa. Ela se reconheceu em seu espaço de vivência com um sorriso quando descobriu a casa de um vizinho da sede da Associação.
Ainda que as fotos estivessem sem legenda – e foi intencional -, muitas pessoas identificaram os objetos; outras tinham uma dificuldade no início, mas ao observar melhor, afirmavam ser o objeto de sua convicção. A água tem um valor para as pessoas. Elas identificaram detalhes que as faziam afirmar ser o córrego do Angical, a foz do córrego Inhaúma no rio Pacuí. As ruínas de casas, cujas glebas no passado pertenciam a diversas pessoas e hoje é de propriedade do fazendeiro, foram identificadas facilmente. Por fim, em meio às conversas informais e às observações das imagens perguntei às pessoas o que as faz permanecer na Inhaúma ainda que exista tanta seca. As respostas mais significativas referem-se à sua origem, pois “é o lugar onde nasci, criei raiz,” ou “não tenho vontade de ir embora. Aqui é minha casa. Tenho minha liberdade.” Uma pessoa da Cabeceira expressou seus sentimentos em relação a Inhaúma quando revelou: “o que me faz ficar aqui é o amor ao lugar. É o que me pega aqui. A gente vai tramando a vida...” Quando perguntei sobre o que eles consideram ruim na Inhaúma, foram rápidos em responder: a seca. Eles buscam relações de causa e efeito conforme a resposta de uma agricultora: “falta água. O boi desmata. A árvore puxa a água. O lugar ficou muito pelado. É uma sequidão... A barragem chega a rachar. A gente tá aqui por causa do coração.” A árvore a qual a agricultora se refere é o eucalipto. Paralelo a áreas de pastagem tem-se a utilização das terras para fins de reflorestamento. 
Sobre as mudanças ocorridas na comunidade os comentários se referiram à redução do sofrimento. Isso significa melhoria no acesso a saúde e educação, principalmente. Hoje, de modo diferente de décadas atrás, a comunidade tem acesso a posto de saúde para atendimento rápido a doze quilômetros de distância. Mas a resposta mais curiosa se refere ao tipo de carne disponível para consumo. “Hoje tem carne de gado, porque antes a carne era de galinha ou de porco.”
Essas considerações nos parecem importantes não apenas no que se refere aos comentários dos moradores ao observarem as fotografias, como também a constatação da não persistência do isolamento das pessoas. A influência externa tem alterado as relações internas do local, ainda que de modo incipiente. Parece-me razoável supor que a estrutura social e as próprias manifestações culturais se alterem. A antropóloga Gioconda Mussolini (1975) já discutia essa questão da influência externa no meio rural levando à mudança pela criação de problemas para os quais a comunidade se via obrigada a buscar soluções. Nas palavras da autora “o que chamamos de mudança não passa, em última análise, de um apelo cada vez maior a recursos que a comunidade já continha como alternativas e aos quais passa apenas a recorrer com maior freqüência”. (MUSSOLINI, 1975, p.74). A comunidade que se encontra na condição de isolamento cria uma dependência em relação ao ambiente e passa a contar consigo mesma. Ainda que a comunidade receba influências externas, não implica em perda da cultura em sua essência, mantendo-se a homegeneidade interna.
Joãozinho, ex-carvoeiro, meeiro em terras de fazendeiros e herdeiro com a esposa de uma tirinha de terra, manifestou seu sonho: “é duas coisa: farinha e rapadura. O povo plantava roça e na folga fazia farinha e rapadura. Planto pouca mandioca, tenho pouca terra.” A esposa fazia rapadura no engenho do pai, mas depois do seu falecimento, “descontrolou tudo.” Farinha e rapadura, mantimentos tradicionalmente imprescindíveis na dieta alimentar do sertanejo.
O encontro sobre as imagens da Inhaúma foi um momento suave, de bem estar e de convivência coletiva. Os participantes (re)construíram em grupo a história do lugar, com seu modo de vida, as águas e especialmente a seca. Isso só foi possível porque havia imagens que atraíam os olhares. Percebi o poder da fotografia. Ela foi capaz de agregar, aglutinar, reunir em seu entorno o imaginário das pessoas. Com efeito, a fotografia favoreceu o estabelecimento de relações, associações, o exercício de raciocínio e o uso da memória para resgatar as lembranças através das vozes ali presentes. Foi gratificante ver e conhecer o papel da fotografia diante das pessoas. Foi gratificante perceber que mesmo com todas as dificuldades inerentes da seca, prevalece o amor ao lugar, o reconhecimento do lugar de vivência, de experiência, como sertão. A narrativa de um agricultor sobre a seca expressa a compreensão do espaço de vivência, haja vista que “nosso pobre sertão, às vez decepciona. A seca é terrível, a chuva cai na terra por milagre... As plantação sofre sede e as praga se encarrega de castigá elas.” E a religiosidade, a fé, ajudam as pessoas a resistirem à seca. As palavras de um agricultor já idoso confirmam a crença por dias melhores, uma vez que “todo dia tiro o chapéu e rezo pra Deus mandar chuva pra gente.” E assim resiste o sertão da falta de água, e a trama da vida vai se realizando..

Confira o trabalho completo aqui!

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