Nosso NPGEOH em 2020


A chegada desse novo ano, 2020, torna imperativa a revisão de nossos objetivos, nossas ações e o caminho que temos traçado... Fazemos isso na esperança de que os caminhos trilhados entre os nossos diversos membros e participantes se alinhem e, juntos e fortes, permaneçamos.

O NPGEOH foi criado em fevereiro de 2014 com muitas ideias, emoções e ações. De lá para cá reunimos professoras e estudantes das Ciências Humanas na UFMG interessadas na Geografia Humanista e trouxemos também muita gente de fora para conversa!

O NPGEOH foi criado com uma proposta: a de conhecer, compreender e aprofundar o conhecimento apoiado na fenomenologia e investigar aspectos sob a perspectiva fenomenológica no âmbito da geografia humanista. Hoje sabemos que a geografia humanista vai além da fenomenologia, mas ainda precisamos de muita conversa para potencializar novos caminhos! O grupo só acontece com a participação... através de leituras, trocas e encontros.

Com nossos encontros, nós esperamos cultivar ideias, sentimentos e vivências fundadas nos princípios da geografia humanista cultural tanto no meio acadêmico como fora dele, sendo esse nosso objetivo.

Acreditamos que podemos fazer isso a partir de 3 vias, sendo elas:
1) Geografia humanista cultural: que busca um aprofundamento do pensamento fenomenológico e sua influência na geografia humanista cultural
2) Linguagens em geografia: que explora as diferentes possibilidades de uso de linguagens diversas para expressar a relação do homem com a Terra através da geograficidade.
3) Paisagem, cultura e natureza: que estuda, sob a ótica da geografia humanista, a biodiversidade, os saberes e sabores, o patrimônio e as expressões culturais das paisagens.

Mas nosso objetivo não é realizado só por meio dessas vias. 

Existe uma liberdade no agir, na forma de alcançar o cultivo das ideias, sentimentos e vivências fundadas nos princípios da geografia humanista cultural, tanto no meio acadêmico como fora dele; e acreditamos na busca por meios autênticos, identificados com a realidade de cada um.


Convidamos as pessoas que queiram participar e contribuir conosco para entrar em contato!


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Dia Internacional do Bordado!

Defesa de Dissertação - Alice de Bessa Silva 💙

AMOR À TERRA - crônicas geográficas