Voar junto é relacionamento sério...

Às vezes as linhas formais que compõem as instituições e seus rituais se borram no momento de se desenhar os acontecimentos, tornam-se pilheria ao passo que outras forças, mais sinceras e humanas, explodem. Alguns exemplos de outras forças: a fome, o sorriso, o calor, a sinceridade, a autonomia, a compreensão e a criação.

As vontades do corpo não se limitam as indagações da mente que, definido o projeto e seus objetivos, nos movem. Elas são presentes nos nervosismos, nas exasperações, nas risadas contidas e incontidas. Nas palavras que cumpre o papel dizer: mas além disso. No olhar, profundo e cheio de força, que deslumbra e entorta a própria composição das frases.

O que se avalia, então? O corpo que se contém, mãos nos bolsos, quando podia gritar experiências que estão por ser escritas (cujos olhos, a boca, os ouvidos gritam na carne mesma)? A imobilidade expectante e o silêncio (mortalha)? Talvez as experiências e o quanto delas foi absorvido em arranjos de saber?

Na mesa, de um lado, se coloca os poucos que tem título para falar. Mas quem tem a dizer, o corpo denuncia. Fica vermelho, oscila, batuca na mesa, na perna. A mesa se desdobra e acolhe. Parece dizer que não há senhor, mesmo que exista quem queira ser.

Uma defesa de mestrado pode ser só uma defesa de mestrado. Pode ser menos que isso. Mas poucas vezes é mais. Hoje foi. Foi explosão de força em quem se diz pequena, de liberdade em travessura de criança incontida, foi libertação em apoio e compreensão. Foi criação que não estava aí para cumprir formalidades aparentes.
Parabéns, Juliana!



Na quinta-feira, 29 de setembro de 2016, aconteceu a defesa da dissertação da nossa querida Juliana Fonseca, que tem por título


" Paisagens e imagens amazônicas: os caminhos do imaginar, olhar e sentir" 

Local: Sala da Congregação do IGC/UFMG
Horário:  18h00

Banca:

Profa Dra Maria Aparecida Tubaldini (Orientadora)
Prof Dr José Antônio Souza de Deus  (UFMG)
Profa Dra Letícia Carolina Teixeira Pádua (UFVJM)
Profa Dra Vírginia de Lima Palhares (UFMG)

Para acessar a publicação, clique aqui!


Comentários

Hoje está gravado na minha memória, Ju! Seu pulso firme se mostrou em palaveas doces, que belo e ousado foi presenciar. Felicitações pelo ciclo que chega ao fim com a frase "para nunca acabar"...(Nat)

Postagens mais visitadas deste blog

Dia Internacional do Bordado!

Defesa de Dissertação - Alice de Bessa Silva 💙

AMOR À TERRA - crônicas geográficas